segunda-feira, 2 de setembro de 2013

          Os ciganos no Esquenta com Regina Casé




Em ritmo cigano, o Esquenta! recebe a presença de Sidney Magal,Seu maior sucesso é "Sandra Rosa Madalena, a Cigana", muito executada em programas como de Silvio Santos e Chacrinha entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. Um dos pontos altos de sua popularidade foi no início dos anos 90 - com a efêmera explosão da lambada, Sydney Magal tornou-se um dos maiores ícones desta época, explodindo com a música Me Chama que eu Vou, que foi inclusive tema de novela Rainha da Sucata da Rede Globo. ) ele  vai conhecer uma família muito peculiar. Maura, Bárbara e Carlos Piemonte vão apresentar um pouco da cultura cigana vivida no Brasil.
Muito nova a Bárbara Piemonte já vê a luta de seu povo e sente na pele o preconceito que ainda há com seu povo,explica que teve que sair um pouco de suas tradições para tentar lutar por um mundo melhor para os ciganos futuros.


“Não mostro meu corpo e uso roupas típicas do meu povo. Já sofri preconceitos, inclusive na escola. Ao ver um dente de ouro em mim, um professor de geografia me disse que ciganos não estudam e que eu não deveria estar ali”, relembra Bárbara, de 19 anos.


A participação foi rápida,mas conseguiram deixar uma marca forte a todos que assistiram,deixando bem claro ao público a discriminação sofrida e mostrando também que ciganos estudam sim,e podem ser até advogados,como deixou claro a Bárbara que estuda direito.

Regina Casé abriu as portas de seu programa aos ciganos,quem sabe outros agora não embala nessa coragem e respeito, mesmo sendo breve a participação,foi uma vitória,e somente temos que agradecer.










Nenhum comentário:

Postar um comentário